Loucos Leitores

terça-feira, 14 de junho de 2011

O futuro

Muitas pessoas pensam e imaginam o que os espera mais a frente. O amanhã é algo que todos desconhecem, muitos temem e poucos têm coragem para enfrentá-lo. Para as crianças o futuro é algo distante; vivem apenas o presente e sonham com um final feliz.
Já para os adolescentes o futuro é algo iminente, está na hora de sair do conforto dos braços dos pais e começar a escrever a própria historia; hora de amadurecer e deixar de achar que o mundo e como nos contos de fada, achando que quando estiver em apuros um príncipe montado em um cavalo branco ira te salvar ou que todos os problemas se resolveram em um passe de mágica. A realidade os espera com duas perguntas cruciais “O que você vai fazer da vida agora que cresceu? O que vai exercer?”; essas questões fazem com que o futuro mais assustador; só os corajosos e determinados podem ver através do medo e superar os limites.
Os adultos podem até ter passado dessa fase mais ainda tem que lutar e vencer o que está por vir, têm os mesmos medos, as mesmas expectativas e a mesma esperança que os jovens.
"O futuro têm muitos nomes. Para os incapazes o inalcançável, para os medrosos o desconhecido, para os valentes a oportunidade."
(Victor Hugo)

Letícia da Purificação Rocha

Um comentário:

  1. Letícia, essa percepção talvez seja a mais cruel da adolescência e você soube como transmitir essa ideia, de modo que o leitor, inclusive, coloque-se em seu (em teu) lugar.

    Bruna.

    ResponderExcluir